Torta Banana Brown

12 jul 16

outono1

Semana passada, dia 06 de julho, ensinei esta torta de-lí-cia em uma aula lá no Estúdio Bom Gourmet no Pátio Batel. A casa estava cheia, fizeram muitas perguntas, foi uma delícia, e acho que todo mundo gostou da torta! Prometi publicar a receita para quem não pôde ir ou está longe, e aqui vai.

Esta torta é bem clássica, uma estrutura básica de massa açucarada (a famosa pâte sucré), recheada com bananas e puro chocolate gianduia (mas também pode ser Nutella). Mas o que é a tal da gianduia?

É uma mistura deliciosa de chocolate ao leite e pasta de avelã, inventada em Turim, na Itália, por um chocolatier chamado Michele Prochet (se pronuncia Miquele). Aliás, a Nutella, que também é uma mistura de chocolate com pasta de avelã, originalmente se chamava Pasta Gianduja, sabiam? Hoje em dia não são a mesma coisa, a Nutella é um produto industrial com alguns conservantes e uma porcentagem bem pequena de pasta de avelã – mas não menos deliciosa. Eu sempre digo que a Gianduia é o que a Nutella quer ser quando crescer.

Você pode fazer a sua própria gianduia misturando 30% de pasta de avelã e 70% de chocolate ao leite, mas como pasta de avelã é bem cara e não é a coisa mais fácil de encontrar… Eu te perdôo se você fizer a torta com Nutella mesmo. Juro. Pode fazer.

Vamos à receita? No final tem fotos do passo-a-passo, tiradas com uma mão só porque aqui o negócio é roots.

IMG_1890 IMG_1895

[print_this]

TORTA BANANA BROWN

Você vai precisar de:

• Forma de torta de 18cm de diâmetro com fundo removível

• Rolo de abrir massa

MASSA DOCE DE CACAU

  • 180g de farinha de trigo
  • 80g de açúcar de confeiteiro
  • 20g de cacau em pó
  • uma pitada de sal
  • 120g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
  • 25g de ovos (1/2 ovo, batido e pesado)

Ponha a farinha de trigo, o açúcar, o cacau e o sal na batedeira, usando o acessório pá. Ligue em velocidade baixa e deixe misturar tudo por 1 minuto. Adicione a manteiga em cubos devagar, e deixe bater em velocidade baixa até adquirir uma consistência arenosa. Adicione o ovo e continue batendo até que a massa se forme. Tire da batedeira, amasse bem com as mãos e forme um bloco largo com altura de 1cm. Embrulhe bem em plástico filme e deixe descansar por 4 horas em geladeira. Esta massa também pode ser feita à mão!

Para utilizar: pré-aqueça o forno a 180ºC.

Abra a massa com o rolo sobre uma mesa levemente enfarinhada, a uma espessura de 3mm a 5mm. Forre a forma de torta imediatamente, enquanto a massa ainda estiver gelada, cuidando para preencher todos os espaços e não deixar ar nos cantos. Faça furos em toda a massa com um garfo e asse por 10 minutos. Deixe esfriar.

Reserve enquanto faz o recheio.

RECHEIO DE BANANA E GIANDUIA

  • 75g de açúcar refinado
  • 75g de açúcar mascavo
  • 600g de banana caturra não muito madura, cortadas em rodelas
  • 1 pitada de sal
  • 40g de amido de milho
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • suco de meio limão siciliano
  • 100g de chocolate gianduia derretido, ou Nutela levemente aquecida

Misture os açúcares, o sal e o amido de milho em uma tigela. Adicione as rodelas de banana, o extrato de baunilha e o suco de limão. Misture delicadamente com uma colher de pau e deixe descansar por cerca de 10 minutos, mexendo sempre para umedecer bem.

Ponha toda a mistura dentro da massa de torta já pré-assada, espalhando bem. Por cima do recheio espalhe a gianduia derretida ou a Nutella. Feche a torta com um disco de massa de 3mm de espessura, apertando os cantos e removendo o excesso de massa. Faça cortes na massa com uma faca para deixar o vapor sair no forno. Polvilhe açúcar cristal em toda a superfície e asse por 25 minutos.

Tire do forno e deixe esfriar bem. Desenforme com cuidado somente depois de gelada.

Serve de 10 a 12 porções e pode ser conservada por até 3 dias em geladeira, bem embrulhada para a massa não umedecer!

Buon appetito!

[/print_this]

bananabrown1 bananabrown2

IMG_4442 IMG_4443

IMG_4446IMG_4445  IMG_4447 IMG_4448

IMG_4450

 

Save

Save

Save