Mas precisa de dica pra aprender a fazer um simples macarrão? Precisa sim. Apesar de muita gente achar que é só jogar na água e escorrer e jogar um molho em cima… Tem algumas maneiras de elevar a sua macarronada ao nível máximo de deliciosidade – e aprendeu uma vez não esquece mais!
Aqui vão algumas dicas de especialista pra decorar e salvar e nunca mais errar:
1. Use uma panela maior
Sim, é sério. Mesmo que você esteja fazendo massa só pra você, panela pequena faz o macarrão grudar – ele solta amido enquanto cozinha, deixando a água esbranquiçada. Esse amido gelatiniza (cozinha) e gruda a massa inteira. A dica é um litro e meio de água para cada 100g de macarrão – então uma porção individual, de 120g a 150g, precisa de uns 3 litros de água.
2. Óleo na água? NÃO
Não serve pra nada – juro! Na hora que você tira a massa da água (ou escorre) boa parte do óleo fica na água mesmo, ou gruda no macarrão – que é a intenção, certo? O problema é que o óleo faz uma camada impermeável na massa, e impede que ela absorva o molho. E aí o que acontece? O molho fica todo no prato em vez de grudado na massa! Só serve pra gastar óleo e pra sujar a roupa com o molho que espirra todo na roupa.
3. Sal na água? SIM
E mais do que a gente imagina. Lembra na dica 1 que eu falei que a massa absorve o molho? Ela também absorve o sal da água, já ficando mais saborosa no cozimento.
A proporção é de 1 colher de sopa para cada litro de água, mas você pode colocar mais ou menos do que isso de acordo com sua preferência sem problemas.
4. Não quebre a massa de jeito nenhum
Vou te puxar o pé de madrugada se fizer isso viu? Use uma panela maior ou ponha a massa com uma parte pra fora mesmo e vá empurrando ela pra dentro conforme ela for amolecendo. Se você prefere massa curta, compre massa curta, tem penne, farfalle, parafuso… tantos tipos! E ainda tem a vantagem de que dá pra espetar com o garfo!
5. Finalize a massa dentro do molho! Nada de massa seca
É isso mesmo. Essa coisa de massa seca com o molho por cima não tá com nada, gruda tudo e é uma experiência bem menos gostosa. Escorra a massa – ou tire com um pegador – e jogue dentro da panela com o molho, misturando bem. Isso vai fazer a massa absorver parte do molho (lembra da dica 1?) e juntar tudo numa delícia só. É assim que se faz na Itália – e foram eles que inventaram isso, então garanto que eles sabem a melhor maneira de fazer!
6. Tire a massa 1 minuto antes
Cozinhe a massa por 1 minuto a menos do indicado na embalagem, pra finalizar o cozimento dentro do molho – assim ela ainda pode ficar mais al dente, e não passar do ponto enquanto você mistura no molho.
7. Molho tá muito líquido? Adicione uma concha de água do cozimento
O amido que a massa solta enquanto cozinha (é isso que deixa a água esbranquiçada) ajuda a engrossar o molho, deixar mais aveludado e com uma textura mais gostosa e cremosa. Adicione um pouquinho e misture com a panela em fogo baixo por cerca de 1 minuto para engrossar e encorpar.
8. Aprenda a enrolar a massa no garfo!
Super dá pra aprender a enrolar a massa no garfo como um profissional do macarrão. Se a gente aprende a usar palitinho pra comer comida japonesa, por que não conseguiria aprender a enrolar massa longa no garfo?
Puxe um pouquinho da massa para a borda do prato, separando do restante, e enrole até que os fios acabem. O molho bem feito fica preso na massa (misturado antes, lembra?) e fica muito mais fácil de comer.
Faltou algo aqui? Me avisa que eu incluo!
Buon appetito evviva la pasta!