>

Livros de Gastronomia

Aqui estão minhas recomendações de livros de Gastronomia. Eu tenho uma biblioteca extensa e gosto muito de recomendar os meus preferidos – e eu gosto dos técnicos, dos livros-texto, dos de história, dos de ciência…

Se você precisa montar ou atualizar sua biblioteca de gastronomia e de confeitaria você está no lugar certo!

As edições são em inglês apenas quando não existe tradução para português ainda.

Tem um livro meu aqui também gente! Você sabia que eu tenho um livro digital sobre sopas? Tá aqui!

A lista é extensa, mas cada item tem uma resenha minha explicando o porquê do livro estar na lista. Basta clicar na foto da capa dele do lado esquerdo para comprar – cada venda de livro desta lista me ajuda a manter o site e esta lista para vocês!

COMIDA E COZINHA:
Ciência e Cultura da Culinária

Harold McGee

Esta é a BÍBLIA da culinária.

O livro “Comida e Cozinha” de Harold McGee é o compêndio mais completo sobre ingredientística, um tesouro para consultar a qualquer momento – e sim, para ler da primeira à última página.

É fascinante – minha cópia dele está toda riscada, sem a jaqueta, manipulada e encardida – é livro de todos os dias mesmo.

Fundamental!


Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica

Marcella Hazan

São quase quinhentas receitas da chef Marcella Hazan para nunca mais ficar em dúvida do que fazer para o jantar ou o almoço de família.

Quando eu estou com preguiça/sem ideias, abro esse livro em qualquer página – e é muito completo, com sugestões de menus inteiros, maneiras de pôr a mesa, orientações para receber convidados… é ótimo!


Cozinhar: Uma História Natural da Transformação

Michael Pollan

Este já tem até série em 4 episódios: Fogo, Água, Ar e Terra. Quem lê este livro, na prosa deliciosa do Michael Pollan. Muda sua visão a respeito da culinária e sobre como nos tornamos humanos (mesmo) através da cozinha.


História da Alimentação no Brasil

Luís da Câmara Cascudo

O maior estudioso do folclore brasileiro fez um completo estudo sobre a cozinha brasileira, em seus múltiplos aspectos, das origens indígena, africana e portuguesa aos elementos sociais que giram ao seu redor: a sociologia da alimentação, o ritmo da refeição, as superstições ligadas à mesa, as bebidas. Um saboroso prato literário, desafiando o apetite do leitor.


Sangue, Ossos e Manteiga

Gabrielle Hamilton

Esse é daqueles que balançam a gente. Já li umas três vezes. Até o Anthony Bourdain virou do avesso com esse livro – e isso não é pouca coisa. É difícil descrever. Leia. É delicioso.


Sal, Gordura, Ácido, Calor

Samin Nosrat

Eu falo MUITO deste livro.
Ele se chama SAL GORDURA ÁCIDO E CALOR, da Samin Nosrat, e inclusive tem uma mini série de 4 capítulos na Netflix ilustrando o que está aqui dentro: um apanhado geral sobre ingredientes e como tirar o melhor deles com consciência e respeito, e levando em consideração estes quatro elementos.
Tem como fazer maionese, cozinhar ovos, limpar peixe, 13 maneiras de fazer frango, dicas preciosas de saladas…
O livro além de rico e detalhado é LINDO, dá gosto de explorar e ler.
Um clássico instantâneo.


O Frango Ensopado da Minha Mãe

Nina Horta

Ah Nina, por que nos deixaste? Esta coletânea de contos é pra abrir em qualquer página e ler um em cinco minutinhos, e sair com a cabeça cheia de aromas, texturas, experiências, risadas, histórias, fofocas e cheiro de café passado no ar.

Necessário para dar leveza à vida.


Açúcar: Uma Sociologia do Doce

Gilberto Freyre

Obra fundamental para entender o papel do açúcar no desenvolvimento da economia brasileira e seu papel social. A confeitaria só existe hoje por causa do Brasil, sabiam?


The Secret Recipes

Dominique Ansel

Ansel é um confeiteiro francês radicado em NYC que ficou famoso mundialmente pelo Cronut – um donut de massa folhada frito e recheado.
Nesse livro sério, diferentão e meio excêntrico (como o autor) ele ensina as suas receitas mais celebradas e conta histórias da sua carreira e memórias afetivas deliciosas.
As receitas são divididas por dificuldade e no fim do livro tem uma parte técnica bem completinha que inclusive ensina a fazer massa folhada passo a passo.
Inspirador sempre!


Tartine Bakery

Chad Robertson

Um dos pioneiros na onda da fermentação natural no mundo, Chad Robertson fez este livro super simpático para quem quer começar a fazer seu próprio pão. As fotos são lindas (e o padeiro é um gato).


A Química dos Bolos

Joyce Galvão

Confeiteira absoluta brasileira, a Joyce fez o livro que eu queria fazer: cheio de técnica embasada, receitas deliciosas num livro super simpático. Tem que ter!


Confeitaria Escalafobética

Raiza Costa

Dona Rainha da Cocada fez o livro mais bonito que já se fez neste Brasil: não consigo decidir se gosto mais das receitas ou da produção do livro. Abro no colo e fico só babando nas fotos. (O meu é autografado pela própria, porque a vida tem dessas coisas)


The Flavor Matrix

James Briscione

Uma das coisas que mais me perguntam é “o que combina com o quê?” – e este livro bonito tem infográficos super intuitivos de como combinar ingredientes – a tal da harmonização. Uso muito em aulas também!


Receitas de Massas Doces e Salgadas

Michel Roux

Eu uso TANTO este livro que o meu é todo rabiscado e cheio de marcadores coloridos – acho que já fiz uns 80% das receitas. Obrigada, chef Roux.


Ingredientes Para uma Confeitaria Brasileira

Joyce Galvão

Pra quê amêndoa, framboesa e pistache quando temos estas maravilhas? Ô livrinho gostoso e interessante.


Nose Dive: A field guide to the world’s smells

Harold McGee

O livro mais recente do cara que escreveu a bíblia da ciência da comida (o primeiro desta lista) é um mergulho no mundo dos CHEIROS. Eu amo este livro. Tem até as descrições dos cheiros do corpo humano. Espero que um dia façam uma série documental sobre ele!


História da Alimentação

Massimo Montanari e outros

É muito eurocêntrico, já que escrito por historiadores europeus, mas é um livro-texto (gigante) ótimo para entender como se construiu a relação do ser humano com os alimentos disponíveis em cada lugar, e como isso influencia todas as sociedades no aspecto cultural. O meu tem muitas anotações nas laterais, coitado.


Uma História Comestível da Humanidade

Tom Standage

Se você prefere uma leitura mais leve sobre a nossa relação com a alimentação, este livro é sua melhor opção. Tom Standage é jornalista e este livrinho é MUITO divertido e interessante. Já li três vezes e quando termino tenho vontade de começar de novo!


The Food Lab

J. Kenji Lopez-Alt

Kenji é do meu time – é o cozinheiro nerd. Ele se faz perguntas tão interessantes sobre a ciência da comida e escreveu tanto para o site Serious Eats (um dos meus preferidos) que acabou tendo que lançar um livro. Era conteúdo demais pra ficar só num site! Livrão grandão e pesado e cheio de maravilhas técnicas e deliciosas.


Não é Sopa

Nina Horta

Mais um Nina Horta? Pode crer. Dá pra abrir em uma página aleatória, ler uma crônica de cada vez e ficar sonhando com os cenários, aromas e sabores que Nina descreve como ninguém. Saudosa Nina.


Cozinha Confidencial

Anthony Bourdain

Leitura obrigatória para quem quer trabalhar com cozinha. As informações estão meio desatualizadas, e o livro é bem centrado na cultura americana, mas o estilo de escrita do querido e saudoso Tony é de suspirar. Você se sente dentro de um filme.


A Fisiologia do Gosto

Jean-Anthelme Brillat-Savarin

Um tratado histórico importantíssimo sobre nossa relação com a comida em aspectos sociais e sensoriais. Tem que ler!


Chocolate

Antonio Bachour

Bachour é admirado no mundo todo pela simplicidade da interpretação de coisas simples: os ingredientes frescos, as frutas perfeitas, a execução técnica impecável. Um livro de receitas para sonhar e suspirar.


Carême: rei dos cozinheiros, cozinheiro dos reis

Ian Kelly

Este foi o cara: o cara que inventou o bolo de aniversário, o cara que codificou e formalizou a gastronomia como a conhecemos. Uma história fascinante do primeiro chef celebridade da história.


Espessantes na Confeitaria

Sandra Canella-Rawls

Eu AMO este livro. Espessantes são uma das minhas áreas preferidas na cozinha e acredite: estas substâncias estão por tudo! Desde a farinha até a goma xantana, tudo serve para dar textura. Livrão 100% brasileiro!


The Flavor Equation

Nik Sharma


O Dilema do Onívoro

Michael Pollan

Jornalista, Michael se fez uma das perguntas mais complicadas dos nossos tempos: qual é o custo de cada refeição que fazemos? Em um experimento longo e dolorido ele cria uma refeição do zero – e demora mais de um ano. Um livro pra fazer pensar. Gosto muito.


Ratio

Michel Ruhlman

O livro é básico, mas justamente tem proporções básicas de cada tipo de receita: pães, bolos, biscoitos, molhos, um monte de coisas. Ele usa proporções simples (1:1:2, por exemplo) para não errar nunca mais e ter um guia para criar suas próprias receitas. O livro também é cheio de receitas prontas e sugestões!


Larousse da Confeitaria

Instituto Le Cordon Bleu

Livrão técnico cheio de… técnicas e receitas das bases da confeitaria. Um ÓTIMO lugar para começar, um livro pra estudar da primeira a última página.


Pão Nosso

Luiz Américo Camargo

Pão brasileiro do bão, de um dos pioneiros da revolução da fermentação natural no Brasil. Viva!


Dona Benta: Comer Bem

Equipe Editorial Nacional

Este é um que todo mundo deveria ter em casa. Mesmo! Tem de tudo – que utensílios comprar, como montar uma cozinha, como destrinchar um frango, como picar e processar legumes, e centenas de receitas super conhecidas da tradição brasileira. Um clássico. Tem que ter!


Close
©2023 Caramelodrama • Carolina Garofani. Todos os direitos reservados
Close