>

10 Itens Indispensáveis Para Quem Ama Confeitaria – Parte 1

1 de março de 2023

Aqui vai! Depois de 15 anos trabalhando nessa área deliciosa separei 10 itens que eu não consigo viver sem para trabalhar – e também tenho tudo em casa. Sem frescuras – coisas úteis e feitas pra durar!

Aqui vai minha lista de itens INDISPENSÁVEIS para ter em casa ou para começar seu pequeno negócio de confeitaria:

1. Formas de Bolo com Fundo Removível

forma para bolo de fundo removível de alumínio marca Doupan

Fundo removível? Sim, meu bem. Sabe toda aquela história de untar, enfarinhar, forrar com papel manteiga, sofrer pra desenformar bolo? Seus problemas acabaram!

Faz mais de 10 anos que eu utilizo apenas formas de alumínio com fundo removível – são baratas, duram a vida inteira e são muito práticas de usar, desenformar e também de lavar. Prometo! Uso muito até para fazer banoffee, por exemplo!

Uma dica preciosa é ter duas ou três de cada padrão de tamanho diferentes – eu trabalho com 15cm, 20cm, 25cm e 30cm. A de 30cm tenho uma só, porque acabo usando menos. Isso também vale para formas para tortas mais baixinhas – sempre de fundo removível.

Aqui tem opções:


2. Um Fouet bem resistente

crop woman mixing batter in kitchen
Photo by Andres Ayrton on Pexels.com

Não adianta comprar aqueles que parecem de arame fininho que custam pouco, porque eles vão quebrar em 1 mês e acabar te dando uma LER no braço. Sem brincadeira! Fouets, ou batedores de claras, ou batedor globo, existem aos montes e tem muitos tipos bem baratos e de má qualidade. Procure investir em um que seja mais resistente, mesmo que seja um pouco mais caro, com hastes mais grossas e uma base mais bem presa

Aqui tem opções que recomendo:


3. Espátula de Silicone de Borda Fina

espátula de silicone pão duro
Photo by Glambeau Design on Pexels.com

Eu sei, esta é meio óbvia. Mas o que eu recomendo não é qualquer espátula – é uma que tenha a borda bem fina e seja semiflexível – as mais duras são bonitas mas não são tão eficientes em raspar cada pouquinho de cremes das tigelas. Gosto de espátulas que tenham uma borda arredondada e uma reta – justamente para se adaptar ao contorno das tigelas. E das minhas preferidas eu tenho várias, de várias cores!


4. Balança de Cozinha Confiável

balança de cozinha para pesar ingredientes de confeitaria e fazer receitas de bolo
Photo by cottonbro studio on Pexels.com

Acredite, seus dias de medir receitas em xícaras e colheres acabaram. Medir por “volume” é um método antiquado e que pode causar muitos erros nas suas receitas – e pode crer que já deve ter acontecido de você ter errado e não saber por que e o motivo ter sido ter medido alguma coisa errada.

Balança é fundamental – eu tenho uma na minha maleta, uma na cozinha de casa e uma grandona que uso para trabalhar, que aguenta até 30kg. Cuide bem da sua e ela será sua parceira por anos e anos!


5. Termômetro Digital de Qualidade

Tem um termômetro bem baratinho, preto com laranja, que todo mundo conhece, que é barato e que… arrebenta ou derrete ou quebra em um mês. Quanto desses você já comprou? É a mesma historia do fouet do item 2. Não adianta ficar comprando um monte de itens porcaria só pra ter que ficar repondo o tempo todo. Invista num termômetro decente, de leitura rápida e que não te deixe na mão – é um dos itens mais importantes da confeitaria, principalmente para medir temperatura de caldas e caramelos.

Procure ter dois: um de palito com leitura rápida e um infravermelho, aqueles tipo pistola.

Dica: o termômetro infravermelho é bom apenas para superfícies – ele não mede a temperatura interna das coisas, então não adianta tentar ver se uma calda está no ponto certo ou se um bolo está assado. Mas é muito bom para chocolates (que você fica mexendo o tempo todo durante a temperagem) e checar temperatura de forno!


Siga-me para a Parte 2!


Já viu minha BIBLIOTECA BÁSICA de gastronomia?

Todos os links de produtos são do programa de afiliados da Amazon Brasil e as vendas geram comissão para este site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
©2023 Caramelodrama • Carolina Garofani. Todos os direitos reservados
Close