>

10 Itens Indispensáveis Para Quem Ama Confeitaria – Parte 2

1 de março de 2023

Aqui vai! Depois de 15 anos trabalhando nessa área deliciosa separei 10 itens que eu não consigo viver sem para trabalhar – e também tenho tudo em casa. Sem frescuras – coisas úteis e feitas pra durar!

Aqui vai minha lista de itens INDISPENSÁVEIS para ter em casa ou para começar seu pequeno negócio de confeitaria, parte 2!

Perdeu a PARTE 1? Clique no link!

6. Mixer de Mão Potente

Fonte: Good Housekeeping

Um mixer de mão? Sim.

Há muitos anos eu digo que é o utensílio mais útil e prático que alguém pode ter numa cozinha – eu nunca vi uma cozinha profissional sem pelo menos um. Alguns modelos têm pontas com a faca, que serve para picar, bater, emulsionar e até bater sucos, sopas e molhos, mas também a ponta com o fouet para bater claras, maioneses, nata e até fazer manteiga. Também tem o potinho de processador pra picar temperos, castanhas e tudo mais. É um processador, batedeira e liquidificador num eletrodoméstico só.

Ah sim: procure comprar um de pelo menos 400W de potência!

Como tudo, tem alguns baratinhos que vão queimar em poucos meses, ou espanar, etc. Invista num melhorzinho que pode te acompanhar por anos e anos (o meu está comigo há uns 5 anos já).

Aqui tem opções:


7. Raspadores de Plástico e Inox

raspador de bancada de plástico para alisar bolos
Photo by Gustavo Fring on Pexels.com

Não é pra rir da minha cara não hein? Eu tenho dezenas desses raspadores plásticos que servem pra tudo: juntar pedaços de coisas picadas, pegar merengues e buttercream da vasilha da batedeira, limpar vasilhas, raspar a bancada antes de lavar, alisar bolos, espalhar cremes…. são MUITO úteis. Tenho de vários formatos diferentes – bordas arredondadas, retas, trapezoidais, triangulares… profissional ligeiro cuida bem dos seus e não deixa ninguém afanar!

O de inox é tão útil quanto. Serve para cortar massas, limpar bancada, levantar bolos, alisar, formatar… tudo!

Aqui tem opções que recomendo:


8. Assadeiras para Rocambole

Mas eu nem faço rocambole! Não precisa fazer.

A grande sacada da assadeira de rocambole é que ela é baixa e com cantos retos. Então você pode usá-la para fazer rocambole, mas também para assar todas as outras coisas da sua vida, como para apoiar formas de bolo, assar biscoitos e tudo mais que sua imaginação confeiteira mandar.

O fato delas terem a borda tão baixinha facilita a circulação de ar quente dentro do forno (convecção) e faz com que as coisas assem mais uniformemente. Pra mim é o melhor tipo de assadeira que tem.

O padrão de tamanho delas é de 40cm x 30cm, que cabe na maioria dos fornos (mas não esqueça de medir antes), e são fáceis de empilhar e enfiar em algum canto, todas na vertical. Recomendo!


9. Tapetes de Silicone de Boa Qualidade

Novamente a história de tentar não comprar coisas muito baratas pra não ter que ficar repondo o tempo todo e gastando mais dinheiro ainda pra repor. Tapetes de silicone de má qualidade furam, rasgam, se desfiam e queimam em pouco tempo, além de poderem conter plásticos que liberam gases tóxicos em alta temperatura e causar problemas respiratórios em quem está operando o forno. Cuidado!

Eles são muito úteis para fazer cookies, macarons, suspiros e qualquer coisa que você precisa que não “grude” na assadeira.

O original é da marca Silpat, que é francesa, mas hoje em dia existem muitas outras boas marcas.

Os que são todos de silicone, sem uma tela no meio (como é o caso do Silpat) podem ser cortados com uma tesoura sem problemas – então você pode comprar um bem grande e cortar no meio pra ter dois por um!


10. Rolo de Massa de Acetato

Pode desistir de rolo de madeira já. Chega de romantizar isso só porque fica bonito em filme e foto de instagram – rolo de madeira absorve gordura, rasga massa de torta, cria fungos e bactérias e é difícil de manter higienizado – além de precisar ser lubrificado com freqüência com óleo mineral (isso também é verdade para tábuas de madeira, tá?).

Invista em um rolo de acetato branco, que é firme, resistente, fácil de limpar, antibacteriano e é mais pesado do que vários de madeira – e isso pode ser uma vantagem para poupar seus ombros, braços e costas porque você precisa fazer menos força para abrir a massa – desde que você esteja com a postura correta na frente da bancada, claro.

Pode ser de inox? Pode, mas gruda. Acetato gruda bem menos.


Gostou? Não esqueça de ver a parte 1!


Já conhece minha biblioteca básica de gastronomia?

Todos os links de produtos são do programa de afiliados da Amazon Brasil e as vendas geram comissão para este site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
©2023 Caramelodrama • Carolina Garofani. Todos os direitos reservados
Close