>

A carbonara é um prato AMERICANO?

11 de maio de 2023

Neste meu video para o YouTube eu conto como o historiador italiano Alberto Grandi causou o maior frisson no mundo gastronômico após afirmar em uma entrevista para o Financial Times que a carbonara é um prato americano. Conhecido por questionar as tradições culinárias italianas de forma bem incisiva o professor Grandi também é especialista em irritar os puristas! Em 2018 ele lançou um livro chamado Denominação de Origem Inventada, fazendo referência aos produtos “DOC” – denominação de origem controlada.

O subtítulo do livro é “as mentiras do marketing a respeito dos produtos típicos italianos”, ou seja, o cara queria confusão mesmo. Ele até diz que o queijo parmesão de hoje não tem nada a ver com a forma que ele era antigamente, e que o queijo mais próximo do parmesão original é um fabricado no estado do Maine, nos Estados Unidos!

Na verdade tudo que ele fala é bastante coerente e não é nada de mais para pessoas como nós brasileiros, acostumados à mistura de povos, culturas e tradições, mas os italianos têm muito orgulho de sua culinária típica tradicional. Um jornalista inclusive chegou a dizer que o prof. Grandi estava “ridicularizando a culinária italiana para o mundo todo ver!”

Ele também tem um podcast do mesmo nome, onde em cada episódio ele destrincha todas as tradições explicando que elas não são… tão tradicionais assim. O podcast é do mesmo nome (Denominazione di Origine Inventata) e está

Os italianos ficaram malucos, e eu explico tudo direitinho no video!

O Livro

Podcast

O podcast está aqui pra quem quiser dar uma chance – é em italiano também, claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
©2023 Caramelodrama • Carolina Garofani. Todos os direitos reservados
Close