Caramelodrama • Chef Carolina Garofani

Como Eliminar Mofo de Utensílios

Os mofos aparecem em coisas úmidas – a água é necessária para a proliferação de seres vivos, o mofo é a parte visível a olho nu destes fungos que estão por tudo à nossa volta: no ar, nos alimentos, nos animais e inclusive na nossa pele e cabelos.

Guardar utensílios no armário sem que estejam 100% secos é dar mole pro crescimento destes fungos – mas se você mora num lugar úmido (como eu) eles podem aparecer em qualquer lugar só pela condensação da umidade do ar nas superfícies.

Eles também adoram crescer em objetos de madeira sem verniz como tábuas, colheres de pau e cabos de panelas e facas – as reentrâncias da madeira são o lugar perfeito pra eles fazerem sua casinha!

Mofou: e agora?

Se for comida, jogue fora, raspe bem o pote e lave.

Agora a gente vai lançar mão de um produto que consegue justamente matar seres vivos: a água sanitária! A água sanitária tem um pH entre 11 e 13, super alcalina – e ela mata fungos e bactérias. É por isso que se usa tanto em limpeza.

Método: misture UMA COLHER DE SOPA DE ÁGUA SANITÁRIA para CADA LITRO DE ÁGUA em uma bacia ou recipiente fundo e mergulhe os itens mofados nessa solução. Tem que cobrir tudo. Deixe de molho por 10-20 minutos.

Retire, enxágue bem, LAVE COM ESPONJA E DETERGENTE para não deixar resíduos e seque bem. Deixe secar totalmente – principalmente potes que têm bordas e reentrâncias.

A parte de lavar bem é importante – resíduos químicos da água sanitária podem ser absorvidos pelos alimentos e ser tóxicos para nós. ENXÁGUE BEM E LAVE COM ESPONJA E DETERGENTE.

Mofo em tábuas e outras madeiras

O método também funciona para elas mas aqui temos o problema das MICOTOXINAS e ESPOROS que não são neutralizados pela água sanitária e podem estar lá dentro das reentrâncias da madeira (e plástico também). E agora?

O melhor seria NÃO DEIXAR SUA TÁBUA DE MADEIRA MOFAR, deixando secar bem antes de guardar e mantendo lubrificada com óleo mineral – que preenche as reentrâncias e aumenta a vida útil da sua tábua.

PREFIRA TÁBUAS DE BAMBU se fizer questão de usar madeira – ela absorve menos líquido e dura mais. Pode tratar com o mesmo óleo mineral sem problema.

A melhor opção são TÁBUAS DE POLIETILENO – pode mergulhar na solução de água sanitária sem medo. Bem cuidadas duram a vida toda e é uma ótima ideia ter uma de cada cor para alimentos diferentes.

Mas já tá toda mofada!

Só que já mofou, e agora? Pois é. Se estiver MUITO MOFADA o melhor seria mesmo jogar fora, infelizmente. Se for só um pouco você pode LIXAR A TÁBUA até todos os traços de mofo sumirem, deixar de molho e depois tratar com óleo mineral pra selar. Mesma coisa para cabos.

No caso de colheres de pau o ideal é jogar fora mesmo, infelizmente – e que sua próxima compra seja uma colher de plástico termoresistente que vai durar a vida toda e ser mais segura.

Resumindo: deixe de molho em solução de 1 c. sopa de água sanitária para cada litro de água por 10-20 min, lave bem e seque. Para tábuas mesma coisa – se forem de madeira e muito mofadas melhor lixar e tratar ou jogar fora mesmo e cuidar melhor da próxima.


Utensílios Indispensáveis

Voce já conhece minha lista de utensílios indispensáveis para cozinha?


Todos os links de produtos fazem parte do programa de afiliados da Amazon e compras geram comissão de vendas para este site.

Sair da versão mobile