>

Como Curar Suas Panelas

16 de agosto de 2022

Curar panelas? A panela tá doente?

Não!

O processo de “cura” é uma técnica super simples que ajuda sua panela a durar mais tempo – principalmente as antiaderentes. Precisa fazer isso mesmo? Não precisa, mas é fácil e evita que a cobertura antiaderente descasque já no primeiro ano!

Este método pode ser usado em qualquer tipo de panela mas é importante principalmente para as antiaderentes e as panelas de ferro – que tendem a criar pontos de ferrugem se não forem bem mantidas.

No caso das panelas de ferro elas até podem ficar antiaderentes se a cura for bem feita! Quem tem avó que cozinha sabe que “não se lava frigideira”, e é por isso – pra não tirar a camada de cura.

Pode fazer isso com qualquer panela, não precisa ser nova, e a qualquer momento. E pode fazer também nas de pedra, de cerâmica, de alumínio sem problemas. Nas de inox eu fiz mas ficou com uma cor escura e não gostei muito não.

Mas Carol, todas as minhas panelas já são velhinhas! Posso fazer isso? Pode sim! Pode fazer a cura em qualquer momento da vida da panela – principalmente nas que já perderam a cobertura antiaderente ou naquelas de alumínio, e também de cerâmica, pedra e etc.

Para as de ferro é basicamente indispensável – ela enferruja mesmo!

Aliás: frigideira de ferro é minha melhor amiga – ela mora em cima do meu fogão e eu uso todo dia!

Recomendo você ter uma destas (basta clicar na imagem):

Frigideira de Ferro 20cm

Aproveita e dá uma olhadinha na minha lista de utensílios básicos de cozinha!

Mas então como se faz o processo? É super fácil:

COMO CURAR SUAS PANELAS

como curar panelas e frigideiras

Lave bem a panela com água e detergente e seque. No caso de panelas de ferro, seque diretamente no fogo para garantir que secou bem, e deixe esfriar.

como curar panelas, frigideiras e panelas antiaderentes

Ponha um pouco de óleo vegetal (pode ser o mais baratinho que você tiver) em um quadrado de papel toalha dobrado e espalhe por toda a superfície da panela.

como curar panelas e frigideiras

No caso da panela de ferro, pelo lado de fora também! Isso vai proteger a panela de ferro de pontos de ferrugem.

como curar panelas e frigideiras

Ponha a panela no fogo e ligue – e deixe aquecer até começar a sair fumacinha. Deixe esfriar!


Como Funciona o Processo

Quando o óleo queima neste nível ele forma uma película resistente à agua que protege a superfície da panela e pode até se tornar antiaderente nas panelas de ferro!

Para lavar a panela depois de cozinhar, cuidado – se você esfregar demais a película pode sair. Se grudar algo deixe de molho com água e um pouco de detergente por uns minutos pra amolecer – prometo que o grude sai bem fácil. Se não tiver nada grudado, só passar uma água e secar.

Cuidado principalmente com o lado verde da esponja e com esponja de aço. No caso de panelas antiaderentes isso é especialmente perigoso – você pode acabar esfregando e riscando a camada antiaderente! Da mesma maneira que não se deve utilizar utensílios de metal em panelas antiaderentes também tem que tomar cuidado com esponjas de palha de aço.

Quando a cobertura antiaderente da sua panela começar a descascar tá na hora de trocar viu?

A panela de ferro deve estar com este aspecto brilhante!

Tem um videozinho!


E que panelas eu devo ter em casa?

Eu te ensino! Aqui não fazemos nada pela metade:

Gostou deste post? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
©2023 Caramelodrama • Carolina Garofani. Todos os direitos reservados
Close